A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) montou um esquema especial para o Carnaval de Itabuna 2026, que acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Circuito Sabará, na Avenida Aziz Maron. O planejamento inclui o uso do Sistema de Reconhecimento Facial e o emprego de 1.135 policiais e bombeiros durante os dias de festa.

De acordo com a SSP, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 760 mil para garantir a atuação das forças de segurança. Todo o circuito será acompanhado por câmeras inteligentes, instaladas ao longo da avenida e também nos Portais de Abordagem, com monitoramento em tempo real a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M). A tecnologia deve auxiliar, inclusive, na identificação de foragidos da Justiça.

A estrutura contará com integração entre forças policiais e órgãos locais, com foco em resposta rápida diante de ocorrências e maior eficiência na tomada de decisões durante o evento.

Como será o esquema

A Polícia Militar fará o reforço do policiamento no circuito e no entorno, com patrulhas e a ativação de quatro Portais de Abordagem, com a finalidade de impedir a entrada de objetos perfurocortantes, armas brancas e armas de fogo.

A Polícia Civil vai atuar com equipes responsáveis por agilizar o registro de ocorrências por meio de uma Delegacia Especial de Área (DEA), montada dentro do evento. Delegados, escrivães e investigadores também trabalharão de forma integrada às demais forças.

O Corpo de Bombeiros Militar estará presente para resposta imediata a situações de emergência e apoio operacional, garantindo a segurança física do público. Já o Departamento de Polícia Técnica (DPT) atuará com perícias a partir de uma unidade móvel.